pintura na rua
As primeiras imagens é de Julia beever.
Julian Beever é uma artista fantástico. Mas entre seus vários estilos, o que mais chama atenção são os desenhos que dão uma incrível impressão de 3D. Pintados em calçadas e ruas de várias partes do mundo, os traços distorcidos, quando vistos de um determinado ponto, viram objetos e cenas com profundidade, volume e perspectiva, que impressionam.
Este inglês de origem humilde faz este trabalho, conhecido como "chalk art", há mais de dez anos, mas apenas nos últimos dois é que realmente começou a se tornar conhecido. O uso da ilusão de ótica para criar suas obras é fundamental e ele precisa abusar da criatividade para conseguir os resultados esperados. Nas fotos da piscina e da Terra, temos o exemplo de como o desenho é feito e de como fica totalmente sem sentido quando visto do ângulo errado. O globo terrestre, para dar tamanho efeito, possui 13 metros de comprimento. A "chalk art", como o nome já diz, é feita com giz e todos este fantástico trabalho não resiste a uma chuvinha...
Edgar Muller
Edgar Muller é um mestre da pintura de rua, ele usa a rua como uma lona. Se olharmos do ponto certo, as suas três pintura tridimensional torna-se a ilusão perfeita. Ele pinta sobre grandes áreas da vida pública urbana e dá-lhes uma nova aparência.
Aparentemente esta técnica é conhecida como anamorfismo, que o dicionário define como “uma projeção distorcida ou perspectiva”, especialmente uma imagem distorcida de tal maneira que se torna visível apenas quando vistos de um determinado ângulo.